Alunos da Escola Técnica terão disciplina de Instrumentação Cirúrgica neste semestre

Teoria e prática estarão juntas nas aulas da professora Gabriela Costa

Referência na formação profissional, a Escola Técnica São João de Deus terá neste segundo semestre de 2021 uma nova disciplina, que busca qualificar ainda mais os alunos para o mercado de trabalho. A partir do dia 02 de agosto, a disciplina de Instrumentação Cirúrgica estará presente na grade curricular dos alunos do 3º período do Curso Técnico em Enfermagem, sendo lecionada pela professora Gabriela Costa, que possui grande experiência no mercado e possui uma relação próxima ao Complexo de Saúde São João de Deus, pois já atuou como instrumentadora do Bloco Cirúrgico e agora atua como professora na Escola Técnica. “Estou muito agradecida pelo convite e espero que possa ajudar com o meu conhecimento, com a prática que tenho na área para acrescentar a formação dos alunos da escola", comentou.

Ainda de acordo com a professora, o principal desafio é preparar uma nova geração de instrumentadores cirúrgicos conciliando o ensino teórico com a prática, devido a importância deste profissional no bloco cirúrgico e a sintonia com os demais profissionais. "O instrumentador cirúrgico é importante em todos os momentos, pois ele é o primeiro a chegar e o último a sair (do procedimento). Os alunos vão ter uma visão geral do que é o bloco cirúrgico, o funcionamento real. Não adianta você ser um excelente instrumentador, se você não trabalha em conjunto com a equipe multidisciplinar do bloco. Tudo isso é um conjunto”, comentou.

O mercado de trabalho também será tema bastante recorrente nas aulas, afinal esta é uma área amplamente valorizada, com oportunidades em grandes instituições como o Complexo de Saúde São João de Deus. “Espero passar para os alunos também sobre o mercado de trabalho, porque é preciso ter uma experiência para que o mercado se abra para você e o São João de Deus é um dos maiores captadores de instrumentadores cirúrgicos", acrescentou.

Desejamos sucesso à professora Gabriela Costa neste desafio de levar conhecimento aos nossos alunos neste semestre. Esperamos que a disciplina contribua na capacitação de nossos alunos para que possamos continuar formando os melhores profissionais não apenas para o Complexo de Saúde São João de Deus, mas para todo o Estado e nosso País!