Setembro Verde é o mês de conscientização e incentivo sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante. Nesse sentido, tendo como objetivo promover a importância da doação, esclarecer mitos e incentivar novos doadores, a Escola Técnica São João de Deus, em parceria com a CIHDOTT - Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, realizou uma palestra com o tema “Setembro Verde”.
A ação, que aconteceu no dia 27 de setembro, na Escola Técnica São João de Deus, contou com a presença da equipe da CIHDOTT e de alunos do curso técnico de enfermagem. Para a estudante Isabella Martins, a ação foi muito benéfica para desenvolver mais conhecimento sobre o tema e esclarecer dúvidas. “Tiveram algumas informações que eu realmente não tinha conhecimento, como a possibilidade de doação de tecidos. Sobre o evento, eu acho que todo mundo deveria ter a oportunidade de participar, porque ainda existem muitos mitos sobre doação de órgãos e tecidos”, completou.
Para a Diretora da Escola Técnica, Joelma Emirene, conscientizar os alunos da importância da doação de órgãos permite que a informação seja disseminada para a sociedade, facilitando o processo de captação de órgãos do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD. “Quanto mais gente souber disso, maiores os números de doadores e menores serão as filas de espera para transplante. Realizar uma palestra da maneira como a equipe da CIHDOTT fez, com a interação dos alunos, o Quiz de mitos e verdades sobre doação, envolve mais a turma e esclarece muitas curiosidades sobre a doação”, acrescentou.
Para o Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, esta é uma oportunidade valiosa para os alunos, porque a equipe da CIHDOTT do Complexo de Saúde é referência em Minas Gerais, o que coloca a instituição como a maior captadora de tecidos oculares do estado. "Por isso este foi um momento muito importante para desenvolver novos conhecimentos. Formar novos profissionais conscientizados sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, é importante para nós do CSSJD e para a nossa comunidade, uma vez que, a ação desses futuros profissionais com as famílias dos doadores, vai impactar a vida de muitas pessoas”, explicou.
Doar órgãos é um ato de solidariedade que proporciona esperança e renovação para várias pessoas. Comunique a sua família seu desejo de ser doador!